A Lecar mobilizou especialistas do setor, empresas e governo no seu Centro de P&D, em Alphaville (SP), com o objetivo de discutir desafios e oportunidades para o primeiro Carro Híbrido Flex a ser desenvolvido e produzido no país. Em pauta, a urgência da atuação em rede, domínio tecnológico, PD&I e adensamento da cadeia automotiva nacional.

Em formato de Mesa Executiva, a Lecar conduziu o debate com apoio institucional da P&D Brasil, sendo estruturada em três grandes blocos: incentivos governamentais, financiamentos à inovação e desafios e competências tecnológicas. O espaço de articulação, trocas e identificação de oportunidades entre os participantes inspirou o governo, iniciativa privada e os ICT´s a manterem-se engajados para que este grande sonho nacional se tornem realidade para o Brasil – O Carro Nacional! A Mesa Executiva acontece em um momento estratégico para a indústria brasileira. Com a Nova Indústria Brasil (NIB), o país colocou a neoindustrialização como prioridade, focando em inovação, sustentabilidade e competitividade global. Dentro desse grande esforço de país, o setor automotivo tem um papel crucial.

Diálogos destaques da Mesa:

Nova Indústria Brasil – NIB: Desenvolvimento Estratégico do setor automotivo para o País

Hamilton José - Diretor de Incentivos às Tecnologias Digitais do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação - MCTI

Hamilton José – Diretor de Incentivos às Tecnologias Digitais do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação – MCTI

“Promover empreendimentos sólidos e sustentáveis, alinhados às diretrizes da Nova Indústria Brasil (NIB), como elemento fundamental para a proteção da Praça Industrial do país”. O Diretor ressaltou a urgência deste avanço ser acelerado por meio da integração estratégica entre Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), empresas e governo, com o objetivo de fortalecer a inovação, a competitividade e o desenvolvimento industrial sustentável no Brasil.